Ansiedade ao preparar frango vira tendência no TikTok: entenda a #chickenanxiety

O frango, a carne mais consumida globalmente, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), tem sido um motivador curioso de ansiedade na cozinha. Na rede social TikTok, a hashtag #chickenanxiety já acumula mais de 70,5 milhões de visualizações, com o medo de muitos usuários de não cozinhar a carne corretamente e terminar com uma refeição mal preparada ou até mesmo uma intoxicação alimentar.

Os estranhos comentários comuns incluem confissões de falta de confiança ao preparar o frango, com alguns optando por tornar-se veganos e outros insistindo em cozinhar o frango até o ponto do carbonizado para garantir que não está cru. Encontramos também aqueles que expressam o medo de não conseguir eliminar as bactérias da carne crua, mesmo após lavá-la várias vezes, uma prática não recomendada por especialistas, inclusive por poder levar a uma contaminação cruzada.

Como resposta a isto, profissionais de saúde enfatizam a importância de arrumar corretamente a cozinha, manter limpas as superfícies de trabalho e utensílios e cozinhar o frango corretamente. A ANVISA recomenda uma temperatura de 74° a 78° para a cocção adequada do frango, o que garantiria a eliminação das bactérias presentes na carne crua. Ademais, durante o processo de descongelamento, a peça deve ser mantida sempre dentro da geladeira para evitar a proliferação de bactérias.