Mitch McConnell, líder da minoria no Senado dos EUA, causou alvoroço ontem ao ter um episódio de “congelamento” durante uma coletiva de imprensa em Covington, Kentucky. O senador de 81 anos pausou por cerca de 30 segundos enquanto respondia a uma pergunta de um repórter sobre suas intenções de concorrer à reeleição em 2026. Este incidente trará, provavelmente, mais questionamentos sobre a aptidão do veterano político para liderar a bancada republicana no Senado, especialmente pelo fato de um episódio semelhante ter acontecido com McConnell no Capitólio dos EUA no mês passado.
Durante a coletiva, McConnell pediu ao repórter que repetisse a pergunta várias vezes, sorriu brevemente antes de fazer uma pausa, e então ficou em silêncio, olhando para frente. Seus assistentes intervieram, perguntando ao senador se ele ouviu a pergunta sobre a reeleição em 2026, mas ele não respondeu. Embora ele tenha conseguido sussurrar uma resposta a um membro de sua equipe, McConnell não respondeu de novo à pergunta dos jornalistas.
Após o incidente, a equipe de McConnell disse à CNN que ele havia se sentido momentaneamente tonto e faria uma consulta com o médico, o que é uma medida preventiva já que, segundo eles, o senador se encontrava bem. McConnell, que lidera o Senado republicano desde 2007, tem enfrentado questionamentos recentes sobre sua saúde após um tratamento para uma concussão e uma fratura de costela em consequência de uma queda em março deste ano.