O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está se aproximando de realizar a primeira reforma ministerial de seu terceiro mandato. Na pauta das alterações previstas, está a criação de um novo Ministério, dedicado a pequenas e médias empresas, cooperativas e empreendedores individuais. Além disso, o presidente está considerando incluir o Progressistas (PP) e o Republicanos na composição da Esplanada dos Ministérios, convidando os deputados André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) para ocuparem cargos ministeriais.
A indicação de Fufuca, no entanto, foi criticada pelo presidente nacional do PP, Ciro Nogueira. Em uma entrevista à CNN, Nogueira afirmou que, caso Fufuca assuma a posição de ministro, ele terá que se distanciar do partido, sem, no entanto, ser expulso. Segundo Nogueira, isso ocorre pois o PP não apoia o atual governo de Lula e, caso Fufuca integre o governo, ele deixaria de ter qualquer papel decisório dentro do partido.
André Fufuca é médico, tem 34 anos e é deputado federal pelo Maranhão em seu terceiro mandato. Já Silvio Costa Filho, com 41 anos e formado em pedagogia, é deputado federal em seu segundo mandato, além de presidente do Republicanos em Pernambuco. Ambos os deputados têm uma carreira política sólida, com participação em diferentes comissões e introdução na política desde cedo.