Um novo vídeo divulgado pela agência de notícias estatal Russia Today (RT) oferece um raro vislumbre da vida do ex-fuzileiro naval americano Paul Whelan, que se encontra em uma prisão na Rússia. Nas imagens, Whelan é visto várias vezes, inclusive usando uma máquina de costura e comendo numa cafeteria. No entanto, o presidiário se recusa a dar uma entrevista quando abordado por repórteres do meio de comunicação apoiado pelo Kremlin.
Whelan, que detém cidadania americana, irlandesa, britânica e canadense, foi preso em dezembro de 2018 por autoridades russas sob a acusação de envolvimento em uma operação de espionagem. O ex-fuzileiro naval, que foi condenado a 16 anos de prisão, tem negado constantemente tais acusações, afirmando à CNN em uma entrevista exclusiva no ano passado: “Fui preso por um crime que nunca cometi. Não entendo porque ainda estou aqui”.
David Whelan, o irmão de Paul, expressou alívio por finalmente poder ver seu irmão após mais de um ano. Ele acredita que o vídeo foi “valioso” para a família ao fornecer uma visão direta de como a vida de Paul tem sido na prisão. Acrescentou ainda que é encorajador ver que o espírito de luta ainda arde nos olhos de seu irmão. O governo americano, que considera a detenção de Whelan injusta, continua buscando a sua libertação.