O Ministério da Fazenda tem prazo até a próxima quinta-feira para encaminhar a lei orçamentária do ano de 2024 ao Congresso Nacional. Este ano, a missão de relator do texto coube ao deputado Luiz Carlos Motta, membro do Partido Liberal – PL, do estado de São Paulo. Apesar de pertencer a um partido que está na oposição ao governo atual, Motta afirma adotar uma postura moderada e estar totalmente aberto ao diálogo para tratar do assunto.
Em entrevista à CNN, Motta confirmou que o orçamento para 2024 está pronto e surpreendentemente sem previsão de déficit. O deputado não entrou em detalhes sobre o conteúdo da proposta orçamentária, mas a notícia de um orçamento sem déficit previsto é algo positivo e fora do comum, considerando o cenário econômico atual. Isso pode indicar boas perspectivas para o futuro das contas públicas do país.
Com um orçamento sem previsão de déficit, o Brasil pode estar se encaminhando para um caminho mais sustentável financeiramente. Porém, este é só o início do processo. Após o envio da proposta ao Congresso, haverá um período para discussões, ajustes e, por fim, a aprovação final. A participação do deputado Luiz Carlos Motta nesse processo será fundamental para que o orçamento seja aprovado e para que o país possa avançar economicamente.