Em uma operação conjunta da Polícia Federal e do Ministério Público do Amazonas (MPAM), denominada Operação Comboio, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) foi o alvo. A operação foi desencadeada para combater as irregularidades reportadas dentro da instituição. A ação resultou no cumprimento de 16 mandados de busca e apreensão, realizados em residências da alta administração da SSP, na sede da secretaria em Manaus, em Apuí, no Amazonas e também em São Paulo.
Dentre os alvos da operação, foi confirmada a inclusão de Carlos Alberto Mansur, secretário de Segurança Pública do Amazonas. A confirmação veio do Procurador Geral de Justiça, Alberto Rodrigues, durante uma coletiva de imprensa. As investigações apontaram suspeitas de crimes de extorsão e corrupção dentro da SSP-AM, envolvendo o secretário e demais membros da cúpula.
Até o presente momento, a operação levou à detenção de uma pessoa por porte ilegal de armas, cujo nome ainda não foi revelado pelas autoridades. A ação é coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do MPAM, contando com o apoio do GAECO-MPSP. O foco é desmantelar as atividades ilícitas que estão em curso na SSP-AM.