O atacante Vinícius Júnior, do Real Madrid, foi cortado do elenco da Seleção Brasileira que disputará as duas primeiras rodadas das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2026. A decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), anunciada na última terça-feira, foi causada por uma lesão muscular na região posterior da coxa direita que o jogador sofreu em partida contra o Celta de Vigo, pela La Liga. Para substituí-lo, a CBF convocou Raphinha, atacante do Barcelona, que volta à seleção após participar da Copa de 2022, no Catar.
De acordo com a CBF, as informações detalhadas sobre a lesão de Vinícius Júnior foram repassadas pelo médico da Seleção Brasileira, Rodrigo Lasmar, que esteve em contato direto com o departamento médico do Real Madrid. O brasileiro, que é peça fundamental do Real, deixou o último jogo contra o Celta sentindo dores e acabou diagnosticado com a lesão, que o afasta temporariamente dos campos.
Com a ausência de Vinícius Júnior, o Brasil inicia a jornada para o mundial de 2026 no próximo dia 8, com uma partida contra a Bolívia no Mangueirão, em Belém. Em seguida, a seleção viaja para Lima, onde enfrentará o Peru no dia 12. Ambas as partidas marcarão a estreia do técnico Fernando Diniz no comando da seleção.