A Globo anunciou nesta terça-feira uma grande mudança na sua direção de jornalismo. Ali Kamel, figura marcante na história do canal, deixa a direção-geral de jornalismo depois de 34 anos de atuação no Grupo Globo, sendo 22 anos em cargos de liderança. Conforme nota divulgada pela própria emissora, Ali manifestou o desejo de se afastar das funções executivas e dedicar-se a outras atividades. Com uma longa carreira, o jornalista comandou a cobertura de seis eleições presidenciais e deu vida a projetos como “Caravana JN” e “O Brasil que Eu Quero para o Futuro”.
Ricardo Villela assume como novo diretor-geral de jornalismo a partir de 1º de janeiro de 2024. Com uma carreira de destaque na casa, Villela já passou pelos cargos de editor de política, editor-general e editor-chefe do Jornal de Globo, além de ser o atual coordenador do Jornal Nacional e ex-chefe de Redação de São Paulo e de Brasília. Outro nome que aparece na dança das cadeiras é Miguel Athayde, atual diretor da GloboNews, que ocupará a posição de diretor-executivo de jornalismo.
Ali Kamel não dirá adeus ao Grupo Globo. Ele foi convidado por João Roberto Marinho, fundador da Globo, para assumir a recém-criada posição de Coordenador do Conselho Editorial do Grupo. “Trabalho junto com o Ali desde o início da década de 1990, uma relação profissional de muita confiança e respeito. Ao convidá-lo para me ajudar no conselho, minha ideia é continuar a contar com sua capacidade de reflexão e análise”, declarou Marinho.