Brasileiros precisarão de autorização Etias para viajar à Europa em 2024

A partir de 2024, os brasileiros que desejam viajar para qualquer dos 27 países que fazem parte do Espaço Schengen, além da Bulgária, da Romênia e do Chipre, precisarão de uma autorização de viagem. O Sistema Europeu de Viagem e Autorização (Etias), será exigido de cidadãos de mais de 60 países que atualmente são isentos de visto. O procedimento para obtenção do Etias custará € 7 e poderá ser realizado pela internet, seja através do site oficial ou por meio de um aplicativo para smartphones, eliminando a necessidade de comparecimento ao consulado.

O Etias terá validade de três anos, ou até a data de vencimento do passaporte do solicitante, o que ocorrer primeiro. Isto se dá pelo fato de que o número do Etias é vinculado ao documento, requerendo nova solicitação a cada renovação de passaporte. Ademais, para que a autorização seja aprovada, o passaporte do viajante necessitará ter validade mínima de três meses a partir da data de saída dos países que exigem o Etias. Com essa nova autorização, o visitante poderá entrar nos territórios quantas vezes desejar em estadias de até 90 dias em cada período de 180 dias.

Apesar da aquisição do Etias, o viajante ainda estará sujeito à aprovação da Guarda de Fronteira de cada país para efetiva entrada. O tempo estimado para obtenção do Etias é breve, sendo que na maioria dos casos o processamento é concluído em minutos. Contudo, em situações nas quais sejam requeridas informações adicionais ou documentações extras, o prazo pode se estender para até 14 dias e, em casos específicos, para até 30 dias. Devido a estas possíveis variações no tempo de processamento, recomenda-se a solicitação da autorização antes de definir os planos de viagem.