O ex-ministro da Justiça do governo Lula, Flávio Dino (PSB), que se identifica como comunista, alcançou um novo recorde no uso das aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB). Até a última semana, o ex-governador do Maranhão usou os jatos em 64 ocasiões, de acordo com a FAB. Esses dados foram divulgados pela coluna de Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
Seguindo Dino na listagem está o ministro da Integração, Waldez Goés (PDT), que optou pelo serviço 59 vezes. Outros membros do governo que também fizeram uso da mordomia incluem o Ministro da Educação, Camilo Santana, que recorreu a FAB 51 vezes, e Nísia Trindade, da Saúde, com 50 viagens. Márcio Macedo, secretário-geral de Lula, e Fernando Haddad, da Fazenda, também figuram na lista, com 49 e 47 usos respectivamente.
Chama a atenção o caso de Marina Silva, do Meio Ambiente, conhecida ativista contra a emissão de CO2. Apesar deste posicionamento, a ministra utilizou a mordomia 18 vezes. Esses dados levam a questionar o volume e a necessidade das viagens flexibilizadas aos membros do governo, bem como a controvérsia envolvendo a postura ambiental de Silva e o uso de jatos da FAB.