Em um movimento abrupto e alarmante, produtos de chocolate estão sendo removidos das prateleiras de supermercados em todo o país após uma intervenção da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O motivo foi uma falha, identificada em um dos equipamentos de produção, que poderia resultar na presença de pequenos fragmentos de vidro nos lotes afetados. A preocupação é que esses fragmentos possam causar lesões na boca ou nas mucosas dos consumidores.
A empresa de chocolates Garoto está conduzindo o recall voluntário após identificar a possibilidade de contaminação em seus produtos. A Anvisa, por meio da Resolução-RE nº 3.420, atuou rapidamente para impedir a comercialização, distribuição e uso desses itens. Os lotes contaminados são o 225212941G e 225312941G, pertencentes à linha de chocolate ao leite com castanhas de caju, da marca Garoto, e têm validade até 09/09/2023.
Os consumidores que já adquiriram esses produtos devem verificar o lote no verso do rótulo, próximo ao lacre. Se os códigos mencionados forem identificados, a orientação é não consumir o produto. De acordo com a Garoto, a maior parte dos itens dos lotes citados não chegou a ser comercializada, mas alguns foram distribuídos em Vila Velha/ES e no estado de Santa Catarina. A Garoto disponibiliza o Serviço ao Consumidor, pelo telefone 0800 055 95 50, ou e-mail [email protected] para atendimento a impropérios e orientações sobre troca ou reembolso.