O Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, viu uma série de voos atrasados no sábado (26) devido a uma interrupção temporária nas operações na noite anterior. A interrupção foi causada por uma mensagem de código errada enviada pela companhia aérea Azul, que exigiu a implementação de protocolos de segurança pela Polícia Federal. As operações foram suspensas por uma hora enquanto a situação era investigada.
Entre as companhias afetadas estava a Gol, que informou o cancelamento de 12 voos devido à interrupção. Outro voo da Azul, que partiria de Recife para Congonhas, também foi cancelado. Apesar do incidente, a Azul destacou que a operação não foi significativamente afetada, realocando todos os passageiros afetados. A Latam, por outro lado, não registrou nenhum impacto em seus voos no sábado.
A mensagem equivocada, que se referia a um “apoderamento ilícito”, foi enviada para a torre de controle do aeroporto de Congonhas. Após a identificação do erro, a Polícia Federal interrompeu os procedimentos de segurança. A Latam e a Gol precisaram alterar horários e cancelar voos, com a Gol desviando outros três voos para o aeroporto de Viracopos, em Campinas. As companhias asseguraram que estão providenciando toda a assistência necessária aos passageiros afetados.