O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), vinculado ao Ministério da Defesa, abriu uma discussão nas redes sociais, após um internauta postar imagens nas quais denunciava a visualização de supostos objetos não identificados sobrevoando o Congresso, na noite do dia 14 de agosto. Em resposta ao relato, o DECEA afirmou categoricamente que não registrou nenhuma ocorrência incomum. “No dia 14 de agosto, nenhum objeto foi identificado pelos radares de defesa aérea ou reportado por aeroportos locais com informações de objetos desconhecidos”, afirmou o departamento em comunicado distribuído à imprensa, ressaltando que o controle do espaço aéreo ocorreu dentro da normalidade.
Além da resposta oficial do DECEA, a suspeita da presença de drones sobrevoando o Congresso também foi refutada pelo engenheiro de eletrônica e computação da Petrobras, Rony Vernet. Foi ele quem, em suas redes sociais, trouxe outra perspectiva e solucionou o mistério ao analisar as imagens publicadas pelo internauta. De acordo com Vernet, os supostos objetos não identificados são, na verdade, pássaros voando à noite. “Vários objetos claramente batem asas”, ressaltou o engenheiro em sua publicação.
A rápida ação do DECEA e o esclarecimento sobre o caso reiteram a importância do departamento para o monitoramento do espaço aéreo brasileiro, reforçando a segurança nas locações estratégicas, como o Congresso. Ao mesmo tempo, a situação ressalta a necessidade de um olhar crítico diante de informações divulgadas, muitas vezes, sem a devida verificação. A contribuição do engenheiro Rony Vernet fechou o caso, trazendo desde uma perspectiva técnica até mesmo um pouco de alívio cômico para a situação.