A Coreia do Norte falhou na segunda tentativa de mandar um satélite espião ao espaço, repetindo o fracasso da primeira tentativa em maio. O problema surgiu durante o estágio de separação do foguete Chollima-1, que transportava o satélite Malligyong-1. A falha ocorreu na quarta-feira (23) e foi confirmada pela Associated Press. O Japão, pré-alertado do lançamento, já havia instruído seus cidadãos a procurarem abrigo enquanto o foguete norte-coreano atravessava ilhas próximas a Okinawa.
Após revisão do ocorrido, a Agência Espacial Norte-Coreana declarou que os dois primeiros estágios do foguete operaram normalmente. A falha teria acontecido provavelmente devido a um erro no sistema de detonação do foguete no terceiro estágio, segundo a Agência Central de Notícias Norte-Coreana. Mesmo com o segundo revés, a Administração Nacional de Desenvolvimento Aeroespacial da Coreia do Norte anunciou que um terceiro lançamento será tentado em outubro, após minucioso estudo dos erros cometidos na tentativa fracassada.
Merece destaque que a Coreia do Sul detectou o foguete voando sobre águas internacionais na costa leste da Península Coreana e condenou o lançamento, acrescentando que isso viola as resoluções do Conselho de Segurança da ONU. Esta resolução proíbe quaisquer lançamentos da vizinha do norte, por testar tecnologias de mísseis balísticos. EUA e Japão também condenaram a atitude da Coreia do Norte.