O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva assegurou que o Brasil retomará o financiamento para nações africanas durante uma reunião econômica em Angola nesta sexta-feira (25 de agosto). Lula da Silva destacou a importância de investir em países como Angola que têm demonstrado sua aptidão para retribuir cada dólar investido. O presidente elogiou a resiliência angolana, descrevendo o país como “resultado de uma luta quase que sangrenta. Não só para conquistar a independência, mas também para construir o país.”
Ele também criticou a relutância de alguns brasileiros em fazer negócios com países menos ricos. Segundo ele, as nações mais ricas frequentemente preferem exportar para o Brasil produtos de alto valor agregado, enquanto compram apenas commodities, como soja, minério de ferro, milho e carne. Este comportamento é contraprodutivo para a economia brasileira, e por isso, o presidente defende a exploração de oportunidades de negócios com os países africanos.
A turnê africana de Lula da Silva incluiu uma participação na recente cúpula dos Brics na África do Sul. Após sua visita a Angola, Lula da Silva segue para São Tomé e Príncipe, onde participará da conferência de chefes de Estado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) no domingo.