Uma nova tendência na rede social TikTok, rotulada como “desafio da quebra de ovo” ou #eggprank, tem suscitado críticas severas. Os vídeos mostram pais quebrando ovos na cabeça de seus filhos pequenos na pretensão de fazer um omelete posteriormente. Apesar de alguns vídeos tendo acumulado milhões de visualizações, vários também receberam inúmeros comentários negativos com o público alegando que a brincadeira possa ser considerada uma forma abusiva de tratamento às crianças. Devido à negatividade circundante, muitos desses vídeos foram retirados do ar.
Muitas personalidades proeminentes, como Sarah Adams, conhecida como Mom Uncharted na plataforma TikTok, expressaram sua desaprovação. Com frequência Adams alerta sobre os perigos das exposições excessivas por parte de alguns pais, e questiona o motivo por trás de tais vídeos: “Estamos entediados como pais e desesperados por conteúdo? Estamos precisando tanto postar na internet porque é muito desgastante fazer parte do nosso mundo?”, comentou em um post.
Ademais, a brincadeira não só é considerada inapropriada, mas também perigosa. A Dra. Meghan Martin, médica de emergência pediátrica do Johns Hopkins All Children’s Hospital, expressou ceticismo ao fenômeno do TikTok. Segundo a médica, além de não ser divertido, a prática também não oferece nenhum benefício às crianças e as expõe ao risco de espalhar germes, como salmonela. Assim, tanto influenciadores quanto especialistas unem-se na denúncia do “desafio da quebra de ovo” como potencialmente abusivo e prejudicial à saúde das crianças.