O Nubank, amado pela maioria de seus usuários online, precisou suspender abruptamente um de seus serviços mais importantes, surpreendendo muitos clientes. Em 12 de agosto, a fintech foi forçada a parar suas operações com Nucoin, sua moeda digital baseada em blockchain. Segundo a empresa, a interrupção foi necessária devido a instabilidades identificadas em decorrência do alto volume de acessos após o ativo digital se tornar viral nas redes sociais.
A Nucoin foi lançada pelo Nubankem março deste ano, como parte de seu programa de recompensas e cashback, possibilitando a devolução da moeda digital por cada real gasto nos cartões da empresa. A medida teve como objetivo criar uma “base para a criação de um programa de recompensas”, segundo comunicado do Nubank em outubro de 2022. Em um comunicado oficial, a fintech anunciou a suspensão dos serviços relacionados à Nucoin, “Devido ao alto volume de acessos, identificamos instabilidade e, por isso, precisamos suspender temporariamente as negociações de Nucoin. Estamos trabalhando para normalizar o funcionamento o mais rápido possível”, disse a fintech.
Após o ocorrido, o Nubank conseguiu normalizar a situação brevemente, e a negociação do ativo já foi retomada normalmente através do app da fintech. A paralisação imediata serviu para evidenciar a popularidade da Nucoin, que ainda é uma novidade no mercado brasileiro, mas já conquistou uma parcela significativa de participantes no programa de recompensas do Nubank.