Lula acusa Bolsonaro de planejar ataques de 8 de janeiro sem provas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acusou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de planejar os ataques de 8 de janeiro, que aconteceram na Praça dos Três Poderes, em Brasília. A declaração foi feita durante entrevista ao site Metrópoles, nesta sexta-feira (5).

Lula afirmou que Bolsonaro “planejou tudo isso” e que “covardemente se escondeu e saiu do Brasil com antecedência”. O ex-presidente também disse que o ex-presidente “não aceitou a nossa vitória” e que “tentou desmoralizar a Justiça Eleitoral”.

“Nós não temos pressa. O que nós queremos é que seja feita justiça de fato e de direito para que nunca mais alguém ouse dar o golpe no processo democrático”, afirmou Lula.

Ainda sem apresentar qualquer prova, Lula afirmou ao jornal O Globo, nesta sexta-feira, que houve um “pacto” entre Bolsonaro, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, o Exército e a Polícia do Distrito Federal durante os ataques a ônibus que ocorreram em 12 de dezembro de 2022.

As declarações de Lula repercutiram nas redes sociais. Alguns usuários criticaram o presidente petista por fazer acusações sem provas, enquanto outros apoiaram as declarações.