O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, acusou o presidente francês, Emmanuel Macron, de sabotar o acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul.
Em entrevista à imprensa em Berlim, nesta segunda-feira, 4, Lula disse que Macron é o principal obstáculo para a conclusão do acordo. “Não é apenas o Macron – o Macron, o [Nicolas] Sarkozy, o [Jacques] Chirac, o François Hollande”, disse Lula, listando ex-presidentes franceses. “Nenhum deles se propõe a fazer acordo com o Mercosul, porque eles têm problemas políticos e financeiros com os produtores franceses.”
Lula disse que ainda não desistiu de salvar o acordo, mas que a França precisa mudar de postura. “Respeitamos a posição deles, mas o que eu não posso dizer é que a gente não vai assinar”, disse.
O acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul está em negociação há mais de 20 anos. Em 2019, os dois blocos chegaram a um acordo preliminar, mas o texto ainda não foi ratificado pelos parlamentos dos países envolvidos.
As negociações devem ser retomadas nesta semana, no Rio de Janeiro.