A missão Luna-25 da Rússia não decolou conforme planejado com a sonda perdendo o controle e colidindo com a Lua. Este foi o primeiro esforço da Rússia para explorar a Lua desde 1976 e o resultado certamente não foi o que a agência espacial estatal russa, Roskosmos, esperava. A perda do contato com a sonda aconteceu no último sábado (19), depois que a Luna-25 entrou em uma órbita de pré-pouso.
Em um comunicado, a Roskosmos afirmou: “O aparelho entrou em uma órbita imprevisível e deixou de existir como resultado de uma colisão com a superfície da Lua”. Parece que uma situação anormal ocorreu a bordo da estação automática., de modo que os parâmetros especificados para a manobra não puderam ser seguidos.
A missão Luna-25 foi lançada em 11 de agosto, no cosmódromo de Vostochny, na Rússia, a bordo de um foguete Soyuz 2.1. O objetivo da missão era ser a primeira a encontrar gelo na Lua – um objetivo que agora permanecerá inalcançado por enquanto. Não fica claro neste momento se a Roskosmos tentará outra missão lunar no futuro.