Imagens divulgadas pelas Forças de Defesa de Israel mostram o momento em que Emily Hand, menina israelense de origem irlandesa, foi libertada pelo Hamas após 50 dias de cativeiro. A menina, de 9 anos, estava em uma festa do pijama na casa de uma amiga na véspera do atentado que matou 1.200 pessoas em Israel, em 7 de outubro.
O pai de Emily, Thomas Hand, chegou a acreditar que ela fosse uma das vítimas do atentado. Posteriormente, ele recebeu informações de que a filha sequestrada estava em um dos túneis do Hamas na Faixa de Gaza.
Watch: The emotional reunion as Emily Hand, 9, and Hila Shoshani, 13, return to their family after enduring 50 days in captivity in Gaza under Hamas. pic.twitter.com/dzoBiXcArv
— StandWithUs (@StandWithUs) November 26, 2023
Thomas prometeu realizar o “maior aniversário de todos” depois que Emily completou 9 anos enquanto era mantida em cativeiro. Eventos foram realizados por apoiadores de todo o mundo para marcar o aniversário, em 17 de novembro.
“Esperamos muito tempo por este momento. Cada dia tem sido um pesadelo longo e doloroso. A minha Emily vai finalmente voltar para casa, destruída, mas inteira”, disse Thomas antes de ver a menina.
A libertação de Emily foi parte de um acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas. No segundo dia do acordo, o Hamas libertou 13 israelenses, quatro estrangeiros e 39 prisioneiros palestinos. No primeiro dia, o Hamas libertou 24 reféns, e Israel libertou 39 prisioneiros.