Consumo de energia bate recorde pelo segundo dia consecutivo em meio a onda de calor

Os principais jornais do Brasil destacaram nesta quarta-feira (15) o recorde de consumo de energia elétrica registrado no país pelo segundo dia consecutivo. A onda de calor que atinge o Brasil desde o início da semana é o principal fator para o aumento do consumo.

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o pico de consumo foi registrado às 14h17, quando o Sistema Interligado Nacional (SIN) despachou 100.955 megawatt (MW) de energia. O recorde anterior era de 97.659 MW, medido em 26 de setembro deste ano.

A onda de calor está provocando temperaturas extremas em várias regiões do país. Nesta quarta-feira, 116,6 milhões de pessoas estavam sob alerta máximo de temperatura, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O calor tem provocado também aumento dos riscos de incêndios florestais. O Inmet emitiu alerta laranja para 22 estados brasileiros.

O aumento do consumo de energia é um problema para o sistema elétrico brasileiro, que já enfrenta dificuldades para atender à demanda. O governo federal tem avisado que pode ser necessário acionar termelétricas para garantir o fornecimento de energia.