Ao longo desta semana, o presidente Lula voltou a conversar com interlocutores sobre a sucessão na Procuradoria-Geral da República. O cenário, no entanto, é mais nebuloso do que se imagina.
Três nomes são apontados como os favoritos à vaga que hoje é, interinamente, da subprocuradora-geral Elizeta Ramos: Aurélio Virgílio Veiga Rios, Paulo Gonet e Luiz Augusto Santos Lima.
Rios ganhou a simpatia do petista ao ser apresentado pelo ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias. O subprocurador foi assessor de Sepulveda Pertence e conta com apoio da turma do PT.
Paulo Gonet é apoiado pelo ministro do STF Gilmar Mendes e por outros integrantes do Supremo. Pesa contra ele o temor de Lula em ter um PGR excessivamente independente. O próprio Lula já manifestou esse medo a Gonet em uma conversa que ele teve pessoalmente com o subprocurador.
O terceiro favorito é Luiz Augusto Santos Lima, indicado pelo ex-presidente José Sarney. Considerado homem de origem simples, o subprocurador é visto como um nome extremamente leal ao ex-presidente do Senado. Lula, no entanto, tem dito a interlocutores que precisa conhecer melhor o subprocurador indicado por Sarney.
O fato é que a disputa pela vaga nunca esteve tão aberta. E Lula nunca esteve tão indeciso, conforme apurou este site.