A renomada atriz brasileira Léa Garcia, 90 anos, faleceu nesta terça-feira (15) na cidade de Gramado, Rio Grande do Sul. O anúncio do seu falecimento foi oficialmente divulgado na conta do Instagram da atriz e a causa da morte não foi informada. Garcia já estava na cidade para ser homenageada com o Troféu Oscarito, uma honraria tradicional concedida pelo Festival de Cinema de Gramado desde 1990.
Consagrada no teatro, cinema e televisão, Léa Garcia tinha uma relação estreita com a cidade de Gramado, tendo recebido vários Kikitos em sua jornada artística. Sua extensa carreira inclui mais de 100 produções e a notável conquista de ser uma das primeiras atrizes negras da televisão brasileira, ao lado de Ruth de Souza e Zezé Motta.
A carreira de Garcia foi marcada por sua atuação no filme Orfeu Negro que, em 1960, ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro, representando a França. No teatro, sua atuação notável incluiu a peça Orfeu da Conceição (1956), de Vinicius de Moraes. Além disso, a estreia da atriz na televisão aconteceu no Grande Teatro da TV Tupi, na década de 1950. Seu maior sucesso na carreira foi na novela Escrava Isaura (1976), um estrondoso fenômeno de audiência tanto no Brasil quanto no exterior.