Uma vietnamita de 58 anos foi internada recentemente, queixando-se de terríveis dores de cabeça, incitando suspeitas iniciais de um possível derrame. No entanto, após uma série de exames e uma ressonância magnética, descobriu-se que o cerebro da mulher estava inundado de vermes, assim como seus braços e pernas. As suspeitas médicas rapidamente se voltaram para um prato típico do Vietnã, conhecido como “tiet canh”, uma sopa feita de sangue cru de pato ou porco, que a paciente admitiu comer regularmente.
Os médicos acreditam que os ovos de verme foram ingeridos através do consumo de sangue contaminado presente na sopa. A paciente, que se medica agora e já foi liberada do hospital, disse a um jornal local: “Achava que a sopa que eu mesma fiz era limpa, então me sentia segura, não me preocupava com a doença”. Apesar da alta hospitalar, ela continua sendo monitorada de perto pela equipe médica, devido a possível reinfecção.
A destacar, o Dr. Tran Huy Tho, vice-diretor do Hospital Dang Van Nhu, ressaltou que mesmo as aves criadas em casa para a preparação do prato podem ainda albergar muitos patógenos perigosos. Ele alerta que o consumo de tal prato pode resultar em doenças graves como diarreia, cólera, disenteria e, como exemplificado por este caso, infecção por vermes.