O Ibovespa registra declínios nesta segunda-feira, marcando o décimo dia consecutivo de quedas. Se confirmado no final do dia, será a maior sequência de quedas em quase 40 anos. As negociações refletem o declínio de commodities como o petróleo e o minério de ferro no exterior, e a iminente conclusão da temporada de balanços no Brasil. Até as 10:50, o Ibovespa caía 1,06%, representando 116.816,66 pontos, tendo um volume financeiro que somava 4,57 bilhões de reais.
Os analistas da BB Investimentos apontam que a correção das últimas semanas deve continuar, porém em um ritmo mais lento. Em nota àclientes, eles afirmaram: “Mesmo após 9 sessões consecutivas de baixa, ainda não vemos gatilhos para uma recuperação do Ibovespa nos próximos dias”. Eles estimam que se o Ibovespa fechar abaixo de 117 mil pontos, o índice pode regressar ao patamar de 114 mil pontos.
Por outro lado, a equipe da XP Investimentos destaca que as discussões sobre o Orçamento de 2024 devem dominar o quadro fiscal nesta semana, considerando que as propostas devem ser enviadas até dia 31 de Agosto, juntamente com a aprovação do novo arcabouço fiscal. Movimentos ligados ao novo marco fiscal também estão em foco. Enquanto isso, Wall Street registra uma variação negativa de 0,18%, devido à diminuição das ações da Tesla.