Mundo

Abbas diz que ANP está pronta para assumir Gaza após guerra

Abbas diz que ANP está pronta para assumir Gaza após guerra

Mahmoud Abbas, líder da Autoridade Palestina (ANP), declarou nesta terça-feira, 12, que a organização está pronta para assumir o controle da Faixa de Gaza após o fim da guerra entre Israel e o Hamas.

“Gaza é parte integrante do Estado da Palestina, e assumiremos todas as nossas responsabilidades no âmbito de uma solução política global para a Cisjordânia, a Faixa e Jerusalém Oriental”, disse Abbas, que é chefe da ANP e líder do partido Fatah.

A declaração de Abbas ocorre após o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, declarar que seu país não tem interesse em governar Gaza após o fim da guerra.

“Não vamos governar Gaza”, disse Netanyahu em entrevista coletiva. “É um lugar muito complexo, com muitos problemas. Não é o nosso papel.”

O anúncio de Abbas é um passo importante para a reunificação da Palestina, que está dividida entre a ANP, que controla a Cisjordânia, e o Hamas, que controla Gaza.

No entanto, ainda há muitos desafios a serem superados antes que a reunificação seja completa, incluindo a divisão política entre a ANP e o Hamas, e a presença de grupos armados na Faixa de Gaza.

A ANP é controlada pelo Fatah (acrônimo de Movimento de Libertação Nacional da Palestina, em árabe). É o movimento fundado por Yasser Arafat, que se diz laico, nacionalista e de centro-esquerda. Especialistas dizem que Fatah é também o reverso de “Hataf” (“morte”, em árabe). È da ANP o estandarte com o triângulo vermelho e as três faixas em preto, branco e verde reconhecido como a atual bandeira da Palestina.