Os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da China, Xi Jinping, se encontrarão na Califórnia em novembro, confirmou a Casa Branca nesta terça-feira, 31. O encontro será realizado durante a cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), que acontecerá em San Francisco entre os dias 11 e 17 do mês que vem.
A reunião ocorre em meio a tensões crescentes entre os dois países, que são as duas maiores economias do mundo. Biden e Xi têm divergido em uma série de questões, incluindo a guerra na Ucrânia, a questão de Taiwan e a tecnologia.
Em entrevista coletiva, a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, disse que Biden terá “uma conversa difícil” com Xi, mas não deu mais detalhes sobre o que falarão. “Nossa política e a forma como avançamos com a China não mudaram”, acrescentou Jean-Pierre.
A administração Biden enviou vários funcionários de alto nível para a China nos últimos meses, incluindo o secretário de Estado, Antony Blinken, e a secretária do Tesouro, Janet Yellen. Os EUA também têm feito esforços para impedir que a China ajude a Rússia na guerra contra a Ucrânia.
A única vez em que Xi e Biden se encontraram como líderes dos respectivos países foi em novembro de 2022, às margens da cúpula do G20, na Indonésia.