Israel ordenou neste domingo, 22, a evacuação de mais de 14 comunidades no norte do país, perto da fronteira com o Líbano. A decisão foi tomada em conjunto pelo Ministério da Defesa e pelas Forças de Defesa de Israel.
O Exército israelense acusou o grupo terrorista libanês Hezbollah de buscar uma escalada militar na fronteira e alertou sobre o risco de arrastar o Líbano para uma guerra.
As comunidades no plano de evacuação são: Snir, Dan, Beit Hillel, She’ar Yashuv, Hagoshrim, Liman, Matzuva, Eylon, Goren, Gornot HaGalil, Even Menachem, Sasa, Tziv’on e Ramot Naftali.
A decisão ocorre horas depois de Israel anunciar que iria intensificar os ataques aéreos na Faixa de Gaza. A medida, segundo porta-voz das Forças de Defesa, antecede a próxima fase da ofensiva israelense contra os terroristas do Hamas.
Na sexta-feira, o ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, disse que Israel pretende renunciar à responsabilidade pela Faixa de Gaza depois de eliminar o Hamas e estabelecer um novo regime de segurança.
De acordo com Gallant, a guerra será dividida em três fases, a começar por “uma campanha militar de fogo e depois de manobra tática, cujo objetivo será assassinar operacionais e danificar infraestruturas” do grupo terrorista.