Haddad diz que vitória de Milei na Argentina “preocupa” o Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, admitiu nesta quinta-feira (19) que uma eventual vitória de Javier Milei, o candidato da direita que concorre à presidência na Argentina, preocupa o governo brasileiro. Os argentinos vão às urnas para o primeiro turno das eleições neste domingo (22).

“É natural que eu esteja (preocupado). Uma pessoa que tem como uma bandeira romper com o Brasil, uma relação construída ao longo de séculos, preocupa. É natural isso. Preocuparia qualquer um. Porque em geral nas relações internacionais você não ideologiza a relação”, disse Haddad em entrevista à agência Reuters.

Milei é um economista liberal que defende políticas como a redução da carga tributária, a privatização de empresas públicas e a flexibilização da legislação trabalhista. Ele também é um crítico do governo brasileiro, que acusa de ser intervencionista e corrupto.

Haddad disse que o Brasil espera que, independentemente do resultado das eleições, a Argentina continue sendo um parceiro estratégico. “Esperamos que a Argentina continue sendo um país amigo, um país com o qual a gente possa construir uma relação de cooperação”, afirmou.