Hélio Doyle, presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), foi demitido nesta quarta-feira (18) após repostar em suas redes sociais uma postagem do cartunista Carlos Latuff, que dizia que “os apoiadores de Israel são idiotas”.
A postagem original foi feita na rede social X, ex-Twitter, e foi considerada ofensiva e prejudicial à imagem da EBC. A empresa é uma estatal responsável pela produção e veiculação de conteúdo jornalístico, e é importante que seus representantes se mantenham imparciais em relação a temas controversos.
Doyle vinha publicando uma série de posts sobre o conflito entre Israel e Palestina, sempre com viés anti-israelense. Na postagem que levou à sua demissão, ele comparava o bombardeio de Israel contra a Palestina ao bombardeio de todo o Rio de Janeiro para punir milicianos e traficantes.
O agora ex-presidente da EBC alegou que defendia a coexistência pacífica entre israelenses e palestinos e que apoiava “totalmente” a posição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de “manter uma postura neutra”.
No entanto, o apoio irrestrito a Lula não bastou para segurá-lo no cargo. A demissão de Doyle foi anunciada pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, que é aliado do presidente.
A demissão de Doyle é um sinal de que o governo Lula está disposto a tomar medidas para garantir a imparcialidade da EBC. A empresa é uma importante fonte de informação para a população brasileira, e é importante que ela se mantenha livre de influências políticas.