O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone com o presidente do Egito, Abdel Fattah el-Sisi, e solicitou apoio para a evacuação dos brasileiros que estão na Faixa de Gaza, em meio ao conflito entre Israel e o grupo Hamas.
De acordo com o Palácio do Planalto, Lula agradeceu a disponibilidade do Egito em facilitar a passagem dos brasileiros pela fronteira de Rafah, que liga o território palestino ao país africano. O presidente brasileiro também afirmou que os cidadãos serão recebidos pelo embaixador do Brasil no Cairo e levados para um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que os trará de volta ao Brasil.
“O presidente Lula manifestou sua gratidão ao presidente el-Sisi pela colaboração do Egito em permitir a travessia dos brasileiros pela fronteira de Rafah. O presidente Lula disse que os brasileiros serão acolhidos pelo embaixador do Brasil no Cairo e conduzidos para a aeronave da FAB que os trará de volta ao Brasil”, diz o comunicado oficial.
Os brasileiros que estavam refugiados em uma escola na Faixa de Gaza estão desde quinta-feira (18) em uma casa alugada em Rafah, aguardando a autorização para cruzar a fronteira. A expectativa é que isso ocorra até segunda-feira (22), mas não há certeza, pois a situação é instável e depende de negociações entre as partes envolvidas no conflito.