O Brasil criticou nesta sexta-feira (13) o prazo de 24 horas dado por Israel para que civis deixem o norte da Faixa de Gaza. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse que a medida pode levar a “níveis sem precedentes de miséria” para os palestinos.
“O Brasil recebeu com decepção o prazo de 24 horas dado por Israel para evacuar o norte de Gaza”, afirmou Vieira, em pronunciamento após a sessão do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre a guerra entre Israel e o Hamas. “Como as Nações Unidas declararam, isso pode levar a níveis sem precedentes de miséria para civis inocentes.”
Vieira também afirmou que o Brasil está acompanhando de perto a situação dos cidadãos brasileiros em Israel e na Palestina. Na sexta-feira, as Forças Armadas de Israel ordenaram aos civis da Cidade de Gaza que deixem suas casas em direção ao sul em até 24 horas. Ao menos 677 mil pessoas moram na cidade.
O prazo dado por Israel foi visto como uma preparação para uma ofensiva terrestre contra a Faixa de Gaza. O Hamas, grupo terrorista que controla o enclave, tem lançado foguetes contra Israel desde o dia 7 de outubro.
A guerra entre Israel e o Hamas já deixou mais de 200 mortos, a maioria deles palestinos.