A empresa de investimentos 3G Capital, dos empresários brasileiros Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira, anunciou nesta segunda-feira (5) a compra da fabricante norte-americana de calçados Skechers. A operação, avaliada em mais de R$ 50 bilhões, deve ser concluída no terceiro trimestre de 2025.
Segundo comunicado da companhia, o pagamento será feito por meio de recursos próprios da gestora e financiamento obtido junto ao banco JP Morgan. A aquisição prevê uma premiação de 30% sobre o valor de mercado da Skechers. Após a conclusão do negócio, a empresa se tornará privada.
O atual CEO da Skechers, Robert Greenberg, continuará à frente da empresa mesmo após a mudança no controle acionário. Fundada por ele em 1992, a Skechers iniciou suas atividades na Califórnia vendendo botas, e ao longo dos anos ampliou seu portfólio para calçados esportivos e casuais, incluindo linhas para adultos e crianças.
Hoje, a Skechers é a terceira maior fabricante de calçados do mundo, atrás apenas da Nike e da Adidas. Com vendas em mais de 180 países, cerca de 60% da receita da empresa provém de mercados fora dos Estados Unidos. A marca tem apostado em modelos confortáveis e com preços acessíveis, além de parcerias com atletas para impulsionar sua presença global.
A aquisição também reforça a atuação da 3G Capital no segmento de calçados, onde Lemann e Sicupira já têm participação por meio da On Holding, empresa suíça responsável pela marca de tênis On Running.
Este é o primeiro grande movimento da 3G Capital desde 2021, quando a gestora adquiriu 75% da empresa de persianas e coberturas para janelas Hunter Douglas.